top of page

Quais doenças o geriatra trata?

Atualizado: 16 de nov. de 2020



O geriatra é considerado o “clínico do idoso”. É o médico que se preocupa com todos os aspectos da sua saúde e está apto para conduzir as doenças relacionadas ao envelhecimento. É ele quem vai investigar, diagnosticar e tratar essas patologias através das consultas de rotina ou quando o paciente o procura já com sintomas.


Algumas situações frequentes no consultório do geriatra são: hipertensão arterial, diabetes mellitus, osteoporose, demências (como a do Alzheimer), doença de Parkinson, acompanhamento e manejo de pacientes acamados e com sequelas de doenças neurológicas como o AVC (acidente vascular cerebral ou “ derrame”), incontinência urinária, tonturas, quedas, prevenção e tratamento de feridas, cuidados paliativos, ajuste das medicações contínuas (a fim de evitar interações medicamentosas e efeitos adversos prejudiciais).


O geriatra vai saber o momento de encaminhar o paciente às outras especialidades médicas e aos outros profissionais que fazem parte dessa rede de cuidado, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, etc.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page